sábado, 30 de janeiro de 2016

Naseeb (1981)



Namdev trabalha em um restaurante como garçom. Um dia, um cliente é incapaz de pagar a conta e tudo o que ele tem é um bilhete de loteria. Ele oferece como pagamento e Namdev o aceita e para o seu deleite, ele ganha. Ele decide compartilhar o inesperado prêmio com três de seus amigos, Ravhuvir, Damodar e Jaggi. Sua nova riqueza joga-os uns contra os outros, e Jaggi é morto e Namdev é preso e acusado de matá-lo, e é, posteriormente, condenado a uma pena de prisão por muito tempo.. No entanto,Jaggi é resgatado por um don, mas ninguém está ciente de que ele está vivo. Damodar e Raghuvir investem o dinheiro e tornarm-se milionários. 10 anos mais tarde  Namdev é libertado da prisão e descobre que, enquanto seus dois amigos e seus respectivos filhos vivem uma vida rica, sua família é muito pobre, e um filho dele, Ravi, é empregado como garçom em um hotel. Enfurecido, ele vai para enfrentá-los, eles o acalmam e oferecem algum dinheiro para que vivam confortavelmente. É então que surge uma prova de que não foi Namdev quem matou Jaggi - mas um de seus dois amigos. Agora, com a ajuda de seu filho ele tem a intenção de descobrir quem matou Jaggi e vingar-se.

Esse foi o segundo filme antigo indiano da minha vida, após Amar Akbar Anthony, não foi um filme tão bom como AAA que tinha uma história linda, mas me trouxe grandes momentos de alegria, também não era tão dramático. O filme gira em torno de como a ganância pode afetar a vida de alguém, e depois de certo ponta, também trata de uma amizade que nunca foi quebrada mas que isso pode mudar com a presença de uma moça na história. O que podemos ver demais é exatamente a amizade, umas confusões quando se trata de love e paixões não correspondidas, ah, e claro, além da história do passado. Talvez eu não tenha muito a falar do enredo do filme, pois eu me perdi demais, mal sabia quem era quem, quem era vilão quem era herói (pois provavelmente teve muito mais vilão do que herói, e tenho que dizer que do lado da malvadeza só teve ator maravilhoso). Por se tratar de Masala é meio difícil falar de tudo, afinal nem tudo você entende a acaba ficando uma coisa confusa.

 John foi a minha alegria do começo ao fim, o cara adorável, ou melhor, amável, legal que canta e dança enquanto se apresenta (versão Anthony garçom) que além de trabalhar em um hotel ainda é lutador, mas que mantém a pose de honesto. E mais, ainda se saí mais apresentável do que o vilão ricaço que no caso seria o Shakti Kapoor, que estava mais pé rapado do que os mais humilde (quem viu o filme sabe do que eu to falando).
 Rishi Kapoor coloca alegria em cena até quando seu papel é dramático (o que não foi o caso dessa vez, mas vale acrescentar). Ele e Amitabh fazem algo maravilhoso juntos como irmãos, uma das melhores duplas possíveis, porque? Porque geralmente o Rishi faz o bom moço que tem que tomar de conta do irmão mais velho que geralmente é malandro, o inverso da coisa. E não são apenas irmãos, são amigos, a essência do filme! Bem Sunny como o próprio nome já diz, é como o sol, radiante, feliz e aquece corações quando esta em cena (?). Alegria pura².
 Hema Malini como atriz maravilhosa, a Asha não fez muita justiça a ela. Acho que ela faz mais o tipo garota de vila (sem desmerecer outros papeis) do que uma celebridade, ela é muito bagunceira e adorável pra fazer uma moça fina.
Amjad Khan e Amrish Puri são meus vilões favoritos em qualquer filme, Amrish, o tipo de cara malvadão e previsível e Amjad o que faz suas maldades, zoa e tem pinta de psicopata. Junta esses dois e o filme fica perfeito, nem precisa colocar um mocinho bom. 
Shatrugham, que até hoje desconheço mas que lembro de gostar dele no filme, fez o sujeito que poderia ter sido um mala, mas algo o salvou e o fez ser adorável. As duas outras mocinhas do filme, Julie que era a brincalhona mas que sofria por dentro por amor e Kim, a rebelde, só acrescentaram fazendo ótimos par para os mocinhos da trama. Mas tenho que dizer que o trio de mocinhas não foi tão marcante que nem o de AAA (Shabana, Neetu e Parven, quem pode com elas?!), mas não deixaram de ser especiais.
Lindeza define
 O que falar sobre a trilha sonora? John Jani Janardhan não me foi tão legal que nem My name is Anthony Gonsalves (oia as comparação), acho que faltou a galera dançando, porque imagina, qual a graça de colocar vários atores maravilhosos em uma salão e não ter nem uma coreografia legal com eles? Tudo bem, foi ótimo ver aqueles atores, mas podia ter algo mais especial né... Mas o resto, as acrobacias de John e ele interagindo com a galera foi demais (hoje considero essa música uma Deewangi Deewangi versão anos 70/80 e sem tanta animação). Mere Naseeb Mein foi a mais sem graça, eu queria ver a Hema dançando com aquele vestido de cigana, mexendo os pés e não fingindo que sabe cantar (estou sendo preconceituosa? XD). Pakdo Pakdo foi a mais divertida, não tem como tirar aquele Hututu da cabeça. Aquela brincadeira também é muito legal, vou tentar um dia desses quando tiver os primos todos reunidos, só não a entendi até hoje. Chal Mere Bhai, uma de minhas favoritas, traz um dos momentos mais bonitos do filme, que é quando um irmão preocupado com o outro tenta o convencer de ir pra casa, com um pequeno teor de humo e muita fofura. Zindagi Imtihaan Leti Mai traz a dor de Julie e uma letra que comove. Rang Jamake Jayenge é praticamente uma segunda versão de AAA, com os heróis fantasiados e contando a história do filme de forma divertida enquanto dançam alegremente, só fiquei meia intrigada com aquele restaurante giratório, restaurante+giratório é algo que não combina muito, mas fora isso...  Só mais uma coisa: cada a música romântica? XD

 As cenas de ação é o que mais chama atenção. Vamos ao ponto 1: o único momento em que o Shakti Kapoor faz alguma coisa é quando vai metralhar uma casa de vidro. Pensei: isso é necessário? Mas logo vi que a cena era uma de minhas favoritas. (Mas, continuo a perguntar: quem tem uma casa de vidro e ainda mais no meio do nada? Mistério...).

Shakti, assume que foi a melhor cena da sua carreira até hoje. Palavras da Carol do Deewaneando sobre ele: "que carreira
mais patética". Tem meu selo de aprovação.

 Considerações:

O amor entre Julie e Vick é lindo apesar de ter começado de uma maneria meia sei lá. Aquela cena do beijo na testa é tão bonitinha.

#sempre vai ter a mocinha do Amitabh vestida de noiva católica sim

 E uma das melhores cenas de luta com certeza vai pra esse filme. Em que lugar mais você verá a galera brigando em um restaurante rotativo e caindo tudo??!!

 Antes de encerrar, vamos a previsão do tempo:

Cuidado! Vai ter uma chuva tensa de vilões em chamas!!!
Mas acho que ninguém se importa...

Minha opinião final: não é aquele filme marcante, mas se você gosta de umas cenas de luta bizarras  aconselho muito a ver Naseeb! Além disso esse filme conta com os maravilhosos atores Rishi Kapoor e Amitabh Bachchan fazendo mais uma incrível dupla como irmãos, e garanto que você irá se divertir um pouquinho. 





2 comentários:

  1. O seu final resumiu perfeitamente: é um filme ótimo pra quem gosta daquela bagunça ali, rs. Eu gostei de Naseeb, mas passei o filme inteiro sentindo que estava vendo o rascunho de Amar Akbar Anthony: sem o mesmo carisma, o mesmo dinamismo ou até mesmo uma história tão boa. Como você falou sobre as meninas, eram fofas, mas nem de longe inesquecíveis como as de AAA. O papel delas foi tão reduzido que se não tivesse visto a foto, nem me lembraria dos rostos.

    Essa cena do Shakti é maravilhosa demais. Não entendo minha atração por metralhadoras e vidros quebrando, mas ela segue existindo e sendo agradada por cenas desse tipo. E sério que eu disse que a carreira do Shakti é patética? Nem lembro disso! hahaha

    É delicioso ler em português um texto de alguém que tem o mesmo amor que o nosso por filmes antigos. O jeito como você descreve as cenas, o carinho como fala dos atores e até o amor pelos vilões é típico de quem ama muito esse mundo. Fico cada vez mais feliz por ter lhe encontrado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha quanto tempo não voltava aqui haha e que saudade de escrever!
      Obrigada pelo comentário e eu que fico muito feliz em ter encontrado uma pessoa assim como você, apaixonada por BOlly e com o mesmo nome <3
      Necessitando conversar de novo sobre esses filmes com você hahaha

      Excluir